Banner GeoprocessamentoBanner BiomonitoramentoBanner Movimento Internacional pelos Rios


Clipping

28/01/2011 - Desastre ou insanidade?

A melhor palavra para descrever os acontecimentos da região Serrana do Rio Janeiro e de outras áreas é tragédia. Essa palavra tornou-se uma denominação para um acontecimento doloroso, catastrófico, acompanhado de muitas vítimas. Na Grécia Antiga, Aristóteles afirmava que o espetáculo trágico para realizar-se, deveria sempre provocar a catarse, isto é, a purgação das emoções dos espectadores. Por isso que a tragédia da região Serrana e de outras cidades nos aproxima e causa tanto pavor, dor e compaixão.

Fonte: Jornal Hoje em Dia

25/01/2011 - Não tenho medo de desafios

Outro fato a comemorar é que, na área da Meta 2010, na Bacia do Rio das Velhas, esse índice é de 75%. A Meta 2014 já está sendo estruturada e esperamos, com base na filosofia do Projeto Manuelzão e na visão do professor Apolo (Heringer) fazer um grande esforço de governo e replicar essa experiência nas demais bacias.

Fonte: Revista Ecológico

20/01/2011 - Jornal da Itatiaia - Primeira Edição

Coordenador do Projeto Manuelzão, Marcus Vinicius Polignano, fala sobre a canalização de rios e a questão das chuvas.

Fonte: Rádio Itatiaia

20/01/2011 - Exemplo de dedicação

Em 2004, seu Nonô foi convidado a se juntar à equipe do Projeto Manuelzão, da UFMG, que trabalha pela revitalização da Bacia do Rio das Velhas. Desde então, tem sonhado com a recuperação da nascente do Joões, a 200 metros de seu quintal.

Fonte: Revista Ecológico

12/01/2011 - Publicação registra experiências de revitalização de rios no mundo

Foi lançado em dezembro passado, no salão nobre da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), em Belo Horizonte, o livro Revitalização de Rios no Mundo - América, Europa e Ásia. A publicação é uma oportunidade para conhecer 13 experiências de revitalização de rios: os brasileiros, Velhas e Mosquito (MG), Tietê (SP) e São Francisco; e ainda os rios Anacostia (Estados Unidos), Sena (França), Londres (Inglaterra), Isar (Alemanha), Scolowka (Polônia), Reno (Suíça, França, Alemanha e Holanda, Cheonggyecheon (Coreia do Sul), Danúbio (União Europeia) e o processo de remoção de barragens e revitalização de rios nos Estados Unidos.

Fonte: IOF

< Anterior 12 Próximo >