Banner Biblioteca VirtualBanner Movimento Internacional pelos RiosBanner Geoprocessamento


Clipping

25/04/2013 - Uma boa troca

Um estilo de vida sustentável deve passar também pelos hábitos no trânsito. Optar por caminhadas ou pela bicicleta ao invés do carro, faz bem para a saúde das pessoas e do meio ambiente. Pensando nisso, a Assembleia de Minas prepara o evento “Mobilidade Urbana - Construindo Cidades Inteligentes’’. A ideia é incentivar, principalmente em cidades com mais de 20 mil habitantes, a troca do automóvel por meios de transporte não poluentes, como forma de melhorar o tráfego que não para de crescer. A iniciativa deve compor os Planos Diretores de Mobilidade Urbana que os municípios mineiros desse porte devem entregar até 2015.

Fonte: Assembléia de Minas

15/04/2013 - Bom Exemplo

O Projeto Manuelzão foi o vencedor do Prêmio Bom Exemplo 2013. O Projeto ficou em 1º lugar na categoria Educação por seu trabalho na revitalização da Bacia do Rio das Velhas e pela inclusão educacional que pratica.

Fonte: Globo Minas

01/04/2013 - Com dificuldade

A qualidade das águas dos rios de Minas registrou uma melhora de 8% em 2012 em relação a 2011. No entanto, 74% das amostras analisadas pelo Mapa de Qualidade 2012 foram avaliadas como médias ou ruins. Apenas 26% das águas coletadas em 11 bacias foram avaliadas com nível bom, de acordo com o Índice de Qualidade das Águas (IQA). Um dos destaques no avanço da qualidade das águas é a Bacia do Rio das Velhas. O índice passou de 9% para 25%.

Fonte: Hoje em Dia

25/03/2013 - Nada bem

O mapa da qualidade das águas mineiras foi divulgado durante a Semana Mineira de Cooperação pela Água 2013. O documento apontou uma lenta melhora em 10 bacias do estado e foi o tema do programa “Mais BH”, da rádio CBN, na última quinta. O biólogo Carlos Mascarenhas, do NuVelhas - núcleo do Projeto Manuelzão pela recuperação e revitalização da Bacia do Rio das Velhas - participou da conversa e falou sobre monitoramento das águas.

Fonte: CBN

20/03/2013 - Mapa de qualidade das águas

"A secretaria do meio ambiente precisa raciocinar a água como um ecossistema ambiental. Precisa da linguagem franca, direta, que o povo entende". Em sua coluna semanal na Rádio UFMG Educativa, o idealizador do Projeto Manuelzão, Apolo Heringer, questiona os dados apresentados pelo Mapa de Qualidade das Águas de Minas Gerais 2012.

Fonte: Rádio UFMG Educativa