Banner GeoprocessamentoBanner Biblioteca VirtualBanner Descubra


Clipping

04/01/2012 - Enchentes afetam 66 municípios de MG e matam oito pessoas

Outro fator que também provoca enchentes é a ocupação, como às margens do rio Arrudas, em Belo Horizonte. No lugar das construções, deveria haver só vegetação. A mata protege o curso d’água dos assoreamentos. A capacidade de vazão é reduzida, porque o leito do rio recebe lixo, restos de construção e terra, e a água se espalha. Já os deslizamentos de terra são provocados pelo encharcamento do solo, explica o coordenador da UFMG que estuda bacias hidrográficas.

Fonte: Jornal da Globo

17/12/2011 - Obra para barrar inundações custa R$ 500 milhões, diz PBH

Depois de sucessivos alagamentos no mesmo ponto da avenida Cristiano Machado, a Prefeitura de Belo Horizonte reconheceu ontem a necessidade de obras de melhoria do escoamento do córrego do Onça e dos ribeirões Pampulha e Cachoeirinha, que fazem confluência na altura do bairro São Gabriel, na região Nordeste.

Fonte: O Tempo

07/12/2011 - Estudo aponta situação crítica da Lagoa da Pampulha

Assoreamento, invasão de espécies exóticas de peixes e deposição inadequada do lixo. Esses são alguns dos problemas que atingem a Lagoa da Pampulha apontados em audiência pública para discutir o lançamento do Atlas da Qualidade da Água do Reservatório da Pampulha, elaborado pelo Laboratório de Gestão Ambiental de Reservatórios (LGAR), da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

Fonte: ALMG

27/11/2011 - Revitalização com ajuda popular modifica a capital

A participação da comunidade é essencial para melhorar e revitalizar os espaços urbanos. Foi assim que o Parque Nossa Senhora da Piedade saiu do papel e hoje é um local de socialização e lazer dos moradores da Região Norte da Capital. Com aproximadamente 59 mil metros quadrados de muito verde, a área é considerada um exemplo de sucesso na revitalização de córregos.

Fonte: Hoje em Dia

21/09/2011 - Dia da árvore

Construções irregulares destróem a natureza em BH

Fonte: Rede Minas