Banner Movimento Internacional pelos RiosBanner DescubraBanner Biomonitoramento


Últimas Notícias

Falta pouco

Criação do Parque Nacional do Gandarela é tema de consultas públicas nas cidades próximas à Serra

Entre os dias 07 e 12 de maio, os municípios que ficam no entorno da Serra do Gandarela testemunharam mais um passo para a preservação desse importante corredor de proteção das águas do Alto Rio das Velhas. As consultas públicas para apresentação e debate da criação do Parque Nacional do Gandarela foram realizadas pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), nas cidades de Raposos, Caeté, Ouro Preto, Santa Bárbara, Rio Acima e Belo Horizonte.

Vizinha à Serra de Catas Altas, o Gandarela é uma das últimas áreas remanescentes de Mata Atlântica e Cerrado na Região Metropolitana de BH, além da vegetação de canga, geralmente encontrada em lugares onde se tem minério. A exploração desenfreada da canga no Gandarela pode prejudicar o abastecimento de água para a população de Belo Horizonte e arredores, pois a Serra abriga inúmeras nascentes do Alto Velhas.

De acordo com a coordenadora substituta de Criação de Unidades de Conservação do ICMBio, Carla Guaitanele, em torno de 300 pessoas estiveram presentes nas reuniões em cada município. Já em Belo Horizonte, aproximadamente 500 pessoas participaram da audiência no Salão Nobre da Faculdade de Medicina da UFMG, no dia 12. A expectativa é que o resultado das consultas públicas para a criação do Parque saia em um mês. Fonte: Ascom/ICMBio


Por: Assessoria de comunicação

Publicado em: 15/05/2012