Banner Biblioteca VirtualBanner BiomonitoramentoBanner Movimento Internacional pelos Rios


Últimas Notícias

Filmes produzidos durante oficina no Ribeirão Onça emocionam participantes e comunidade

Foram envolvidas no projeto as comunidades do Parque do Brejinho, Quilombo Bandeira e Jardim Felicidade. “ Esta é a realização de um sonho”, afirmaram.

Assessoria

Uma grande emoção dominou o lançamento dos filmes produzidos durante a Oficina de Cinema do projeto Valorização de Nascentes Urbanas do Ribeirão Onça, realizado neste dia 30, na Casa do Baile, em Belo Horizonte.

Para uma das participantes da oficina, Lindaura Santos, o momento era de realização. “Nunca imaginei que conseguiria fazer um vídeo e participar tão ativamente de sua elaboração. Para todos nós da comunidade foi um aprendizado único, um momento de graça fazer parte de tudo isso”, disse emocionada.

 A mostra reuniu um grande número de pessoas do Ribeirão Onça e outras localizadas que foram assistir aos vídeos. Nos olhos dos presentes a grata sensação de que é necessário acompanhar de perto a proteção das nascentes e principalmente se sentir parte deste processo.

Segundo o realizador áudio visual e arte educador, Gustavo Jardim, responsável pela oficina, a satisfação estava em construir a proximidade da comunidade com o seu território e em fazer com que a vida das pessoas ao serem mostradas nos vídeos fossem também reconhecidas como parte da comunidade. “Atualmente ficamos muito apegados a dados e números, mas aproximar a vida dessas pessoas e fazê-las sentir que são parte disso tudo, foi o que nos motivou”, revela.

A oficina contou com cerca de 22 alunos, com faixa etária de 20 a 60 anos, que tinham relação com as nascentes e durou dois meses. Foram envolvidas no projeto as comunidades do Parque do Brejinho, Quilombo Bandeira e Jardim Felicidade. “ Esta é a realização de um sonho”, afirmaram moradores. 

 


Por: Assessoria de comunicação

Publicado em: 31/08/2017