Banner Biblioteca VirtualBanner Movimento Internacional pelos RiosBanner Biomonitoramento


Últimas Notícias

Na rede

Publicação sobre espécies de peixes do Rio das Velhas pode ser acessada on-line

A Primeira edição do livro Peixes do rio das Velhas: Passado e presente está disponível on-line para consultas.  A obra traz resultados de pesquisas sobre espécies de peixes encontrados no Velhas até o ano de 2001 e compara os dados com os estudos do zoólogo dinamarquês Christian Frederik Lütken.

Com o título de Velhas-Flodens Fiske, o estudo de Lütken foi publicado em 1875 e trouxe o conhecimento de 20 novas espécies para a Bacia do Rio São Francisco. O naturalista cuidou de sistematizar a coleção de espécies de peixes que o também dinamarquês Johannes Theodor Reinhardt reuniu durante sua passagem pela região do Rio das Velhas.  O trabalho é considerado o primeiro estudo faunístico baseado em um catalogamento cuidadoso e prolongado feito no Brasil. A obra é rica em ilustrações, descrições taxonômicas e dados biológicos sobre os peixes.

Tendo em vista a importância do trabalho de Lütken para a disseminação de informações sobre os peixes da bacia do Rio das Velhas, o Projeto Manuelzão e parceiros lançaram, em 2001, a primeira versão do estudo em Português. Segundo um dos organizadores do livro, Carlos Bernardo Mascarenhas, a publicação torna acessíveis informações que estavam parcialmente disponíveis por estar em dinamarquês e latim arcaico. O livro ainda traz dados sobre o ambiente no Rio das Velhas e até sobre a cultura da época, crenças. De acordo com ele, a publicação é indicada para pesquisadores que trabalhem com Ciências Biológicas, Taxonomia, Ecologia, Zoologia e para bibliotecas de Instituições que tenham cursos nessas áreas.

No fim do ano passado, foi lançada uma segunda edição do livro com atualizações de nomes de espécies e correções tipográficas. Interessados na segunda versão impressa podem enviar o pedido para manuelzão@manuelzao.ufmg.br. Para acessar a primeira edição, clique aqui.


Por: Assessoria de comunicação

Publicado em: 19/01/2011