Banner Movimento Internacional pelos RiosBanner Biblioteca Virtual


Últimas Notícias

Sabará recebe expedicionários e população revela preocupação com o esgoto não tratado

Na Praça de Esportes de Sabará onde foram recebidos os canoístas, a população os aguardava ansiosa para saber a situação do rio.

Assessoria de comunicação

Após 14 quilômetros os expedicionários chegaram em Sabará, na tarde desta sexta-feira(2). Milhares de populares e crianças aguardavam os navegadores que mesmo cansados dos últimos dias, revelaram que o Velhas, ainda precisa de muitos cuidados.

De acordo com informações do CBH Rio das Velhas, esse percurso é marcado pela vazão reduzida, justamente por se encontrar no trecho entre a Estação de tratamento de água (ETA) Bela Fama, principal ponto de captação de água para o abastecimento da Região Metropolitana de Belo Horizonte, que consome 5 mil litros a cada segundo.

Outra preocupação da região é o esgoto que ainda não é tratado e que é responsável pelo trecho mais poluído do rio nos ribeirões Arrudas e Onça. Bem como, as dezenas de mineradoras, sendo também responsáveis pelo despejo de sedimentos no corpo hídrico. Para as canoístas, a baixa vazão torna a navegação muito difícil e trabalhosa e a pouca água que se tem é extremamente poluída.

Mobilização Social em Sabará

Na Praça de Esportes de Sabará onde foram recebidos os canoístas, a população os aguardava ansiosa para saber a situação do rio. Muitas crianças de escolas da região também estiveram presentes e puderam conhecer um pouco mais sobre a bacia através do material distribuído pelo Manuelzão e CBH Velhas.

Para o comerciante, João César da Silva, o momento era de realmente fazer alguma coisa pelo rio das Velhas. “Aqui ele está muito poluído, nós estamos muito descrentes com as mudanças, mas precisamos acreditar que ainda dá para salvar nosso rio. Movimentos como este mostram que graças a Deus ainda há pessoas que pensam de maneira comprometida o meio ambiente”, disse.

Hoje (3), a Expedição encerra a navegação pelas águas do Rio das Velhas em Santa Luzia.

 

 


Por: Assessoria de comunicação

Publicado em: 03/06/2017