Banner Biblioteca VirtualBanner Geoprocessamento


Últimas Notícias

23/11/2015 - Instituições lançam nota sobre a tragédia em Mariana:

Instituições ligadas à saúde do trabalhador e à ação ambiental divulgam nota conjunta sobre a tragédia em Minas Gerais e Espírito Santo, após o rompimento da barragem do Fundão da empresa Samarco Mineração (Vale/BHP), no município de Mariana. - Leia mais »

20/11/2015 - MP vai analisar todos os processos de licenciamento de barragens em Minas

Especialistas defendem regras mais rígidas para o setor e até a suspensão de novas licenças enquanto não houver revisão. - Leia mais »

20/11/2015 - Divulgado o primeiro mapa global de água subterrânea

Com a crescente demanda global por água, estudo fornece informações importantes para os gestores de recursos hídricos e desenvolvedores de políticas, bem como para pesquisas de campo, na hidrologia, ciência atmosférica, geoquímica e oceanografia. - Leia mais »

18/11/2015 - Resposta a tragédia em Mariana é a aceleração dos licenciamentos ambientais

Num momento em que Minas passa pela maior tragédia ambiental da história do país, o governo do estado e a Assembleia aceleram aprovação do PL 2946, apesar da solicitação da sociedade para retirada do pedido de urgência. - Leia mais »

18/11/2015 - Samarco admite que barragens correm risco de rompimento

Diques de rejeitos remanescentes do complexo onde ocorreu desastre estão ameaçados - incluindo o maior deles. Temporada de chuvas aumenta preocupação. - Leia mais »

17/11/2015 - Minas tem quase 100 barragens sem fiscalização

Das 317 represas de contenção de rejeitos conhecidas pelo Departamento Nacional de Produção Mineral, 95 não constam do plano de segurança e por isso não são fiscalizadas. - Leia mais »

17/11/2015 - “Lama de Mariana pavimentou rios por onde passou. Dano é irreversível”

Leia entrevista do coordenador do Projeto Manuelzão, Marcus Vinícius Polignano, ao jornal "El Pais". Nela ele revela a preocupante situação do rompimento e sua relação com o meio ambiente. - Leia mais »

17/11/2015 - Mais uma barragem pode se romper em Minas

A Barragem de Germano, a maior do complexo de mesmo nome da Samarco em Mariana, na Região Central do estado, opera com nível de segurança abaixo do recomendável. - Leia mais »

17/11/2015 - Após 11 dias, lama de barragens chega ao Espírito Santo

A lama de rejeitos de minério que vazou das barragens da Samarco, na cidade de Mariana, em Minas Gerais, após 11 dias descendo pelas águas do Rio Doce, chegou nesta segunda-feira (16) ao Espírito Santo. - Leia mais »