Banner Biblioteca VirtualBanner Movimento Internacional pelos RiosBanner Geoprocessamento


Educação

Ações atuais

Unidade móvel do Projeto Manuelzão
Unidade móvel do Projeto Manuelzão
O objetivo das práticas educativais desenvolvidas pelo Projeto Manuelzão é estabelecer uma nova relação entre sociedade, natureza e pedagogia escolar. A proposta é incentivar o compromisso para com a solução de problemas socioambientais, tendo os cursos d’água como os eixos de mobilização.

Conheça as atividades pedagógicas desenvolvidas pelo Projeto Manuelzão: 

Centro Itinerante de Difusão de Ciência e Ecologia (Unidade Móvel Projeto Manuelzão)

O Centro possui o objetivo de divulgar o conhecimento técnico-científico produzido no Núcleo Transdisciplinar e Transinstitucional pela Revitalização da Bacia do Rio das Velhas (NUVELHAS/Projeto Manuelzão) com o intuito de propiciar a integração da ciência, mobilização social e da educação, difundindo resultados de pesquisas e conhecimentos fundamentais para a revitalização da bacia. Seu público-alvo são estudantes e professores das redes pública e particular da bacia hidrográfica do rio das Velhas, com ênfase no ensino fundamental (5ª a 8ª séries), atendendo alunos entre 11 e 14 anos. É possível receber 40 alunos por hora, sendo que a duração da visita de cada turma é estimada em 45 minutos.

Programação do Centro Itinerante de Difusão de Ciência e Ecologia:

Alunos visitando o Centro Itinerante de Difusão de Ciência e Ecologia (Foto: acervo do Projeto Manuelzão)
Alunos visitando o Centro Itinerante de Difusão de Ciência e Ecologia (Foto: acervo do Projeto Manuelzão)

Estande 1: Importância da água: entendendo para preservar - Disponibilidade, ciclo e poluição das águas;

Estande 2: Influência humana na bacia do Rio das Velhas - Ação humana no alto, médio e baixo Velhas;

Estande 3: Ecossistemas aquáticos: o biomonitoramento com peixes e bentos - Pesquisas realizadas na bacia do rio das Velhas com bioindicadores de qualidade de água;

Estande 4: Saúde e Qualidade Ambiental - Projeto Manuelzão: saúde, ambiente e cidadania na bacia do rio das Velhas.

Contatos: (31) 3409-9819/9818 (Lísia, Gideone, Anna) ou (31) 3409-4597/4596 (Kele e Juliana)

Publicações relativas a educação ambiental

O Projeto Manuelzão tem duas publicações disponíveis para instrumentalizar as ações de educação ambiental nas escolas: Uma viagem ao Projeto Manuelzão a à bacia do rio das Velhas e o Programa de gestão ambiental integrado - PGAE. Essas publicações explicitam os problemas ambientais da bacia do rio das Velhas, os conceitos e a metodologia de educação ambiental proposta pelo Projeto Manuelzão. Conheça essas e outras publicações do Projeto Manuelzão. 

Curso de capacitação em educação ambiental

O Curso de Educação Ambiental, teórico e prático, possui o objetivo de possibilitar o trabalho com gestão ambiental escolar tendo a bacia hidrográfica como norteador dos estudos e pesquisas. O curso visa capacitar professores dos ensinos fundamental e médio da rede pública estadual e municipal para o desenvolvimento de projetos ambientais em escolas e comunidades da bacia do rio das Velhas. 

Revista Manuelzão

Desenvolvida pela equipe de Comunicação Social do Projeto Manuelzão, a Revista Manuelzão é um recurso didático importante, que divulga as ações do Projeto e temas relacionados à saúde, ao ambiente e a práticas cidadãs na bacia do rio das Velhas. A edição da Revista é bimestral. 

Site do Projeto Manuelzão

O site disponibiliza textos elaborados pela equipe do Projeto, que podem ser utilizados pela comunidade escolar. A página apresenta, também, resenhas das publicações do Manuelzão. Alguns textos produzidos pelo Projeto Manuelzão podem ser lidos, na íntegra, em nossa Biblioteca Virtual; outros, devem ser consultados na sede do Centro de Informação e Documentação. O site oferece ainda ferramentas que informam, por exemplo, a localização de ruas de Belo Horizonte por sub-bacias. O usuário pode participar de enquetes e acompanhar as últimas notícias sobre a bacia do rio das Velhas e as ações do Projeto Manuelzão. 

Treinamento em Biomonitoramento

Os cursos d’água abrigam uma grande biodiversidade, incluindo os bentons. Por meio destes é possível avaliar a qualidade das águas. As atividades de biomonitoramento mostram, em aulas práticas, demonstrações em campo e em laboratório, a diversidade da vida aquática. O curso é específico para professores dos ensinos fundamental e médio. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone 3409-9819 ou pelo e-mail manuelzaovaiaescola@yahoo.com

Vídeos

O Projeto Manuelzão possui vídeos da Expedição Manuelzão desce o Rio das Velhas, das expedições realizadas nos afluentes Curimataí, Taquaraçu e Ribeirão da Mata, e dos FestiVelhas (festivais culturais realizados em 2005, 2007 e 2009). Para adquirir os vídeos, entre em contato com a equipe do Centro de Informação e Documentação, ou acesse o link: http://manuelzaovaiaescola.wordpress.com/videos/

Curso de Capacitação em Gestão de Projetos

O Curso de Capacitação em Gestão de Projetos é uma proposta implementada pela parceria entre o Projeto Manuelzão e a Secretaria Estadual de Educação de Minas Gerais. Visa ao aprimoramento da temática de gerenciamento de projetos e da aplicação em ações pedagógicas e ambientais, possibilitando trabalhar com gestão ambiental escolar, tendo a bacia hidrográfica como norteadora de estudos e pesquisa.

Oficina de Bacia Hidrográfica com Uso de Maquete

Oficina informativa sobre a bacia hidrográfica como unidade de planejamento e gestão, possibilidade de uso pedagógico para o ensino e discussão das diferentes formas e impactos da ocupação humana. O objetivo é discutir como a bacia hidrográfica pode auxiliar a produzir saberes e diálogos referentes a conceitos ambientais, agregando conhecimentos de seu uso pedagógico, e permitindo relações de pertencimento à Bacia do Rio das Velhas.  A oficina é ministrada de forma expositiva e interativa, aproximando as diversas possibilidades teóricas às dinâmicas de trabalho cotidianas das escolas.