Banner DescubraBanner GeoprocessamentoBanner Movimento Internacional pelos Rios


Educação

Área do professor

Esta área apresenta textos para pesquisa e sugestões de atividades, com o objetivo de auxiliar o professor na elaboração de planos de aula. Fique atento! O conteúdo desta área será atualizado periodicamente com novas fontes de informação e propostas a serem implementadas em sala de aula. Em caso de dúvidas ou sugestões, entre em contato com a equipe do Manuelzão Vai à Escola pelo telefone (31) 3409-9817.

Bacia do rio das Velhas

No texto "Bacia do rio das Velhas", o professor encontrará informações gerais sobre a região, tais como características físicas, ecossistemas, descrição de algumas sub-bacias, atividades econômicas e qualidade de alguns cursos d'água. Acesse o texto aqui.

Recicláveis e não recicláveis

A partir de uma lista exemplificativa, o professor poderá orientar os alunos quanto à correta disposição de resíduos sólidos urbanos. A palavra referente a cada categoria de resíduo (plástico, metal, por exemplo) está destacada conforme as cores-padrão adotadas para coleta seletiva. Acesse a lista aqui.

Bentos em cartões

Membro do NuVelhas em visita a escola (Foto: acervo Projeto Manuelzão)
Membro do NuVelhas em visita a escola (Foto: acervo Projeto Manuelzão)

Os bentos são macroinvertebrados utilizados pela equipe do Núcleo Transdiciplinar para a Revitalização da Bacia do Rio das Velhas - NuVelhas como forma de monitorar a qualidade das águas da bacia do rio das Velhas. Nessa atividade, o professor encontrará desenhos dos bentos com explicações, no verso, sobre cada espécie. O professor poderá apresentar informações sobre os bentos, também, a partir da leitura da apostila preparada para o Curso de Biomonitoramento oferecido periodicamente pelo NuVelhas. Sugere-se que o professor imprima os desenhos e cole as respectivas explicações no verso, a fim de utilizá-las, em sala de aula, como cartões. Para acessar os desenhos, clique aqui. Para acessar a apostila, clique aqui. 

Ambiente degradado

Nesta atividade, o aluno receberá o desenho de uma paisagem urbana em que o curso d'água próximo está altamente degradado. O aluno deverá circular os elementos que estão poluindo o ambiente. Sugere-se ao professor que convide o aluno a propor soluções para os problemas constantes do desenho. Exemplos: qual seria a destinação adequada dos resíduos que estão à margem do rio? O que pode ser reciclado? O que pode ser reutilizado? Como solucionar o problema do esgoto doméstico lançado nos cursos d'água? Como evitar a disseminação de doenças de veiculação hídrica? Acesse o desenho aqui. Importante: para a realização desta atividade, sugere-se a leitura da apostila do Curso de Biomonitoramento promovido pelo NuVelhas, citada acima.