Banner GeoprocessamentoBanner BiomonitoramentoBanner Biblioteca Virtual


Educação

Escola Municipal de Ensino Especial de Venda Nova

Projeto "Oficina de Horta, Jardinagem e Culinária"* 

 

Aluna participando da Oficina de Horta, realizada na Escola Municipal de Ensino Especial de Venda Nova (foto fornecida pelo premiado)
Aluna participando da Oficina de Horta, realizada na Escola Municipal de Ensino Especial de Venda Nova (foto fornecida pelo premiado)

A Escola de Ensino Especial de Venda Nova está situada no bairro Letícia, em Belo Horizonte, e pertence à sub-bacia do Isidoro, afluente do ribeirão da Onça. Foi fundada em 1991, com o objetivo de trabalhar com alunos portadores de deficiência mental.

A partir de um olhar pedagógico mais aprofundado, percebeu-se a necessidade de desenvolver atividades práticas para um grupo de alunos mais comprometidos. Isso ocasionou a implantação da horta na escola.

Em 2007, o projeto foi consolidado como um projeto geral da escola, sendo assim sistematizado nas Oficinas de Horta, Jardinagem e Culinária. Tais atividades seriam de grande valia para os alunos, pois os estimulariam a criar hábitos alimentares saudáveis, além de auxiliar na economia doméstica e propiciar o exercício dessa profissão fora da escola. O aluno, uma vez levado a ter contato com o meio ambiente, aprende a valorizar o espaço verde na escola e tem acesso à momentos agradáveis e de intenso aprendizado.

O aluno é incentivado a participar de todas as etapas do trabalho, desde a preparação do solo até a venda dos produtos à comunidade. A escola também utiliza os produtos da horta na alimentação dos alunos, fazendo com que se sintam imensamente gratificados em se alimentar do que foi cultivado por eles.

Além de propiciar o contato com o meio ambiente e o respeito para com este, a Oficina de Horta, Jardinagem e Culinária promove a interação entre os alunos e o despertar de novas práticas educativas. O educador tem a oportunidade de potencializar as habilidades de seus alunos, reconhecendo limitações que não são vistas como impedimentos, pois o educador procura criar outros meios para que o aluno interaja e participe das atividades propostas.

*Adaptação de texto fornecido pelo premiado.