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Educação

Escola Municipal Hélio Pellegrino

Projeto “Construindo a cidadania na escola”*

Alunos da Escola Municipal Hélio Pellegrino em atividade no córrego Nossa Senhora da Piedade (foto fornecida pelo premiado)
Alunos da Escola Municipal Hélio Pellegrino em atividade no córrego Nossa Senhora da Piedade (foto fornecida pelo premiado)
A Escola Municipal Hélio Pellegrino está situada no bairro Guarani, em Belo Horizonte, e pertence à sub-bacia do córrego Nossa Senhora da Piedade, afluente do ribeirão da Onça. Seu projeto “Construindo a cidadania na Escola Estadual Hélio Pelegrino” surgiu de um sonho antigo da comunidade: o de revitalizar o córrego Nossa Senhora da Piedade. Este curso d’água se transformou em um foco de doenças, em razão das constantes agressões que vinha sofrendo, como o deságüe do esgoto do bairro Guarani e a ocupação desordenada de suas margens.

Em 2008, a união de comunidade, escola e poder público conseguiram, além de revitalizar o córrego, construir um parque linear e, consequentemente, melhorar a qualidade de vida dos moradores. Esta qualidade de vida na maioria das vezes passava despercebida, pois na comunidade já havia se instalado um quadro de poluição e degradação considerado “natural”.

Os primeiros passos do projeto foram dados em 1999, a partir de um criterioso mapeamento físico-ambiental no entorno da escola. Na ocasião, o tema “Qualidade de Vida” também foi incorporado à grade curricular da escola de forma interdisciplinar, trabalhando o significando dos conteúdos e mediando a construção da identidade dos alunos com vistas a uma maior participação política na vida social do bairro e da comunidade, incentivando também as ações em prol da revitalização do córrego.

O projeto extrapolou os muros da escola e contagiou moradores, associação comunitária, comerciantes, gestores públicos e todos os interessados na melhoria das condições ambientais da região. A atividade também conta com a importante parceria do Núcleo Nossa Senhora da Piedade que, em reuniões mensais, traça propostas de ações e serem desenvolvidas dentro e fora da escola, propostas estas que podem ou não se transformar em ações, pois dependem da discussão e avaliação do coletivo de educadores.

Os conteúdos formais continuam sendo trabalhados com os alunos; porém, isso é feito sob uma perspectiva de melhoria de qualidade de vida por meio do desenvolvimento sustentável e é pautado em valores como amor, solidariedade, justiça, dignidade, respeito às diferenças e na certeza de que somos todos responsáveis pelo rumo da nossa história e da humanidade.

O trabalho possibilitou aos alunos adquirir e construir conhecimentos a partir da história da sua própria comunidade, história que certamente contarão aos seus filhos. O projeto continua desenvolvendo ações educativas e culturais, reforçando a identidade entre o córrego, o parque e a comunidade e valorizando o homem e a vida.

*Adaptação de texto fornecido pelo premiado.