Banner Biblioteca VirtualBanner GeoprocessamentoBanner Descubra


Expedições

Expedição pelo Velhas 2009: encontros de um povo com sua bacia

Em 2003, a Expedição Manuelzão Desce o Rio das Velhas se propôs a conhecer a realidade de sua bacia através de um ângulo curioso: o de dentro. Dessa experiência nasceu a Meta 2010 – navegar, nadar e pescar no Rio das Velhas na Região Metropolitana de Belo Horizonte, em sua área mais degradada.

Seis anos depois, o Projeto Manuelzão traz a Expedição pelo Velhas 2009: encontros de um povo com sua bacia, uma oportunidade para por em foco a relação da população com o rio. De Ouro Preto a Várzea da Palma, ela integrou a navegação pelo rio às manifestações artístico-culturais da bacia; além disso, levou mensagens sobre os avanços da Meta 2010 e sobre as ações do Projeto. O evento foi, ainda, uma oportunidade para reavaliar os problemas da bacia hidrográfica, discutir encaminhamentos e soluções e propiciar às comunidades da região a oportunidade de refletir sobre a riqueza histórico-cultural da bacia.

Desse modo, se na expedição de 2003 o foco era o rio, a “Expedição pelo Rio das Velhas 2009: encontros de um povo com sua bacia” procurou abranger a totalidade da bacia hidrográfica, pois o que acontece com o rio depende do que se faz em seu entorno. Partiu-se da premissa de que é preciso sensibilizar a todos sobre a necessidade da mudança de hábitos e atitudes para garantir um novo modelo de sustentabilidade ambiental.

Em 2009, o expedicionário foi o mensageiro das águas, compartilhando com as comunidades os avanços da Meta 2010, identificando os problemas ainda a serem resolvidos, promovendo debates e encontros culturais, resgatando a história e a cultura da bacia e propagando o processo de mudança de mentalidade, comprometida com a revitalização do rio e da vida na região.

Saiba mais sobre a Expedição de 2009:

layout