Banner GeoprocessamentoBanner BiomonitoramentoBanner Movimento Internacional pelos Rios


Mobilização

O que são Núcleos?

 

Desde 1997, o Projeto Manuelzão organizou-se com o objetivo de transpor os muros da universidade e estabelecer um movimento social que compartilhasse os ideais de revitalização da bacia hidrográfica do Rio das Velhas e de transformação da mentalidade civilizatória. Acreditamos que a mobilização social por meio dos Núcleos é uma das estratégias para alcançar essas metas.

Nossa primeira forma de organização ao longo da Bacia ocorreu por meio da formação dos “Comitês Manuelzão”, no ano de 2001. Esses grupos foram criados para compartilhar informações, discutir e definir ações para solucionar problemas ambientais e sociais no espaço da bacia hidrográfica. No início, a criação dos Comitês foi orientada pelos territórios dos municípios, mas logo percebemos que essa divisão não se harmonizava com nossa proposta e que os grupos de trabalho deveriam se organizar segundo os territórios das bacias hidrográficas. Dessa forma, cada microbacia deveria ter o seu Comitê.  Foi percebida também a necessidade desses grupos serem constituídos não só de atores da sociedade civil, mas também de representantes do poder público e de usuários de água. Isso exigiu um grande esforço e amadurecimento dos Comitês, já que, a partir de então, os grupos seriam marcados pela heterogeneidade, pela existência de discursos distintos e pelo desafio de unir esforços em prol de uma causa em comum.

Em 2005, durante o “Encontro de Comitês Manuelzão”, esses grupos passaram a ser denominados Núcleos Manuelzão, como uma forma de diferenciá-los dos Comitês e Subcomitês da Bacia, outras ferramentas de participação estimuladas pelo Projeto. Os Núcleos tem as mesmas funções dos antigos Comitês. São fóruns de discussão, elaboração e execução de metas relativas à gestão das águas, à educação ambiental e, também, participam da formulação e avaliação de políticas públicas por bacia hidrográfica. Eles buscam a participação de organizações da sociedade civil, do poder público e da iniciativa privada. Atualmente, os Núcleos Manuelzão concentram-se nas sub-bacias hidrográficas dos ribeirões Arrudas e do Onça. Abaixo, estão listados todos eles. Conheça um pouco de cada um:

 

Núcleos da Bacia Hidrográfica do Ribeirão Arrudas (ver mapa)

Núcleo Bom Sucesso;

Núcleo Brito-Cachorro Magro;

Núcleo Cercadinho;

Núcleo Ferrugem;

Núcleo Jatobá;

Núcleo Navio/Baleia;

Núcleo Santa Terezinha;

Núcleo Taquaril.

 

Núcleos da Bacia Hidrográfica do Ribeirão do Onça (ver mapa)

Núcleo Bacuraus;

Núcleo Baleares;

Núcleo Bom Jesus;

Núcleo Brejinho;

Núcleo Cachoeirinha;

Núcleo Cascatinha;

Núcleo Embiras;

Núcleo Engenho Nogueira;

Núcleo Gorduras;

Núcleo João Gomes;

Núcleo Nossa Senhora da Piedade;

Núcleo Oba! Pampulha;

Núcleo Santinha;

Núcleo Serra Verde;

Núcleo Tamboril;

Núcleo Terra Vermelha.

 

Caso esteja interessado em participar das atividades de um Núcleo Manuelzão, entre em contato com o Grupo de Educação e Mobilização - GEM do Projeto Manuelzão pelo telefone (31) 3409-9818.